Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

domingo, 23 de agosto de 2009

O Sabor do Gospel Soul

Desde a primeira vez que ouvi o soul gospel, me apaixonei pelos pianos, pelo ritmo e pelo sentimento que a música carrega. Existem excelentes músicos que atuam nessa área mas eu admiro muito o estilo de Jamal Hartwell, sobre o qual já falei aqui no blog.

Como a câmera que eu usava para filmar as minhas "aulas" estragou e a nova é meio complicadinha de mexer, resolvi voltar à minha idéia original e postar outros vídeos, desvendando o que o tecladista em questão está fazendo.

O vídeo em questão foi colocado pelo próprio Jamal no youtube, porém eu selecionei somente a parte que nos interessa. Ouça e viaje no som do piano rhodes, no ritmo e no improviso vocal de Jason Champion.



Esse tema pode ser usado em sua igreja no início ou no final de um culto. Mas vamos ao que interessa a nós tecladistas: o que ele está fazendo?

Basicamente é um tema de apenas dois acordes: Bbm7(9) e Fm7(9). As tensões deixam os acordes muito mais bonitos, com um "sabor" diferentes. As notas usadas na formação desses acordes são:

Bbm7(9) - Láb Dó Dó# Fá (com o baixo em Sib na mão esquerda)

Fm7(9) - Mib Sol Sol# Dó (com o baixo em Fá na mão esquerda)

Experimente esses acordes e deixe seu delicioso som encher os seus ouvidos. Depois que você dominar sua formação, tente invertê-los tocando a mesma formação em uma ordem diferente. Dá pra fazer 3 inversões (além da que eu mostrei acima) e você pode tocar as que mais te agradam.

Há mais um detalhe interessante. Em um determinado ponto Jamal usa um acorde entre o Bbm7(9) e o Fm7(9) que ele chama de "passing tone". Não sei se tem uma tradução no meio musical brasileiro, mas seria algo como "tom de passagem". Esse é um acorde muito torto e belo que leva ao acorde onde se quer chegar.

No vídeo, ele está em Bbm7(9) e quer chegar no Fm7(9). Então, ele usa o "passing tone" para chegar lá. Veja, cada acorde tem seu "passing tone", portanto o que serve para um, não serve para outro. No caso, o acorde que ele usa é:

- mão esquerda: Mi Sib
- mão direita: Mib Láb Dó

Confesso que fiquei bastante tempo tentando desvendar que raio de acorde era esse. Depois de analisá-lo descobri que se trata de um C7(9# b13), tocado sem o baixo. O segredo está no jeito que o Jamal construiu o acorde, o que dá todo esse sentimento na hora de trocar de um acorde para o outro. É, portanto, o acorde dominante alterado que leva ao Fm7(9). Se eu estiver falando grego, por favor escrevam perguntando que eu preparo uma "aula" para explicar melhor esses conceitos.

Esse vídeo é parte do DVD Urban and Contemporary Worship Classic e é recomendadíssimo.


Por enquanto é só. Bons estudos e que Deus abençoe a todos!

6 comentários:

Patrick Moreira disse...

Gostei do Jamal Hartwell...
estou precisando de ouvir esse tipo de música. Toco guitarra na banda da minha igreja e a intenção é deixar ela com uma cara bem funk/soul já que temos um trio de metais.
Vou ter que treinar muito pra sair do vício do rock e aprender a tocar esses estilos...
=D
Quanto ao Johnny Cash eu também conheci ele bem ao acaso. Conheço pouquíssimas músicas dele, mas ele é muito bom mesmo!
Também fiquei paralisado ouvindo Man in Black...além da vergonha que eu fiquei de mim mesmo...
Abraço!
T+!

Anônimo disse...

Alessandro meu irmão amado em cristo. gostei ... bem chillout,, assim como as raizes do genero soul..
meu querido valeu por mais essa dica valoiosa,, e se tu uma benção... sempre assim como tu és.. olha eu tive aqui e não comentei um post ,, seu .. comentarios retornava.. mas é um em que você diz que se encontrava um pouco cansado... rsrsrs .. que até as solas dos pés doiam ... rsrs.. irmão enquanto estivermos embutido nesse paleto,,, é isso ai mesmo meu.... mas o grande dia vem... ai é só alegria... como não anseio em sentar do lado daquela fonte e ficar escutando o barulho das águas se ecoar... no infinito de paz e descanso desa alma que tanto chora... por anelar pela presença dauqelE que nos concede a graça!! Paz meu querido e uma otima semana !!

Alessandro disse...

Grande Roberto!

Aquele dia eu estava mesmo cansadão. Mas não me baseio em sentimentos! Sei que Deus está sempre comigo, em qualquer situação.

Grande abraço!

edicristo disse...

Graça e paz: eu queria uma dica de onde eu possa encontrar ministerio e bandas que tocam esse ritmo,no estilo jamal hartwell,pow entrei no teu site e fiquei apavorado ele toca muito,graças a Deus,e que Deus venha abençoar mais e mais o ministerio dele e o teu

Alessandro disse...

Esse ritmo é mesmo maravilhoso, não é? Vou te dar uma dica. Procura um livro chamado "60 funkiest keyboard Riffs". Tem muito coisa bacana pra desenvolver esse tipo de ritmo no teclado que eles usam nesse vídeo.

Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Olá, Alessandro gostaria de comprar estes DVDs mas não sei como fazer pelo site, poderia me ajudar? Ou então me vender alguma cópia sua?
Add: murilloaltafine@hotmail.com

Obrigado!