Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Apresentando Jamal Hartwell

A primeira vez que vi Jamal Hartwell tocar tive que ficar procurando meu queixo depois, pois eu não sabia mais onde ele tinha caído.

Ele mesmo se define como um cara comum que foi abençoado por Deus com a oportunidade de poder tocar e ver um monte de gente boa tocando, aprendendo um monte de coisa bacana no processo. Embuído de um espírito de compartilhar, Jamal começou a ensinar em seu site apresentando vídeos curtos com técnicas avançadas de harmonia e aplicações práticas na músicas gospel.



Meu primeiro contato com ele foi um vídeo de arrancar os cabelos que vi no YouTube. Jamal e seu amigo Byron Chambers "brincando" num teclado. Depois de ver aquilo eu fiquei pensando se eu realmente já tinha tocado teclado até aquele ponto da minha vida. Querem ver também? Então lá vai (esse não está legendado):



De lá pra cá me esforcei um bocado para obter alguns de seus DVD´s no seu site www.gospelmusicians.com

Não sei se todo mundo sabe mas as taxas de importação no Brasil são extremamente altas e eu quase tive que vender um rim para pagar os quatro DVD´s que eu comprei. Mas me senti extremamente bem em contribuir para os objetivos de um cara como o Jamal de forma correta e honesta.

Em contato com ele por email, descobri ser ele um cara muito bacana e acabei lhe contando sobre o enorme desejo que eu tenho no coração de compartilhar conhecimentos e ver os músicos cristãos do nosso país crescendo e se aperfeiçoando.

Exatamente como Jermaine Griggs, Jamal permitiu que eu legendasse seus vídeos e divulgasse aqui no blog. O resultado é esse avançadíssimo vídeo instrumental onde Jamal mostra que a sequência harmônica não é o mais importante. O que importa é a forma como você toca, o jeito como você monta os acordes. Isso é que dá esse sabor sofisticado à música, esse sentimento Black Music.



No vídeo ele toca uma sequencia de apenas seis acordes: Cm7, F7 e Bb7M(9) seguido de Em7(b5), A7 e Dm7. E vai repetindo isso até o final. Em outras palavras, duas sequencias de II, V, I.

Notem as tensões e alterações que ele faz nos acordes e tentem fazer o mesmo. Simplesmente fantástico.

Quem quiser, pode comentar e fazer perguntas à vontade.

Esse vídeo faz parte do sensacional DVD "Urban and Contemporary Worship Extreme" e, acreditem, ele é só a ponta do iceberg...



Link para a página do DVD

22 comentários:

marcelo disse...

muito legal
pena q o segundo video deu erro
parabens pelo blog
[]

Alessandro disse...

Fala, Marcelo!

Pode me dizer que tipo de erro deu pra eu poder corrigir?

Um abraço!

marcelo disse...

qdo aperto naquele botaumzaum de play em cima do video e ele começa a carregar, aparece a msg:
"an error ocurred, please try again later"
do proprio youtube...

Alessandro disse...

Obrigado pela força, Marcelo.

Não consegui descobri o que está errado. Aqui em casa em em outros computadores que eu testei o vídeo funciona bem. Se quiser, vá direto no YouTube no endereço www.youtube.com/watch?v=sJoNNKHwznQ

Veja se consegue ver o vídeo por lá. Vale muito a pena.

marcelo disse...

nem no youtube funciona

marcelo disse...

tenta postar de novo o video no youtube com outro nome... outro endereço..... seilah

Alessandro disse...

Marcelo, entre em www.4shared.com/dir/13445230/c5299db/sharing.html

Disponibilizei o vídeo lá pra você.

Um abraço.

marcelo disse...

ah obrigado
mas por ironia do destino... funcionou hoje ehehe
mtu legal o video
ainda xego lah
[]s

Luã Almeida disse...

Já conhecia alguns vídeos dele, tenho muito interesse em comprar alguns DVD's, quais você me indica(os mais avançados)?
Abraço.

Alessandro disse...

Esse que eu mostrei acima é realmente muito bom. E é bastante avançado. Tem também o "Tritone Xtravaganza" que é excelente. "Urban Soiling Techniques" fecha o pacote dos melhores e mais avaçados.

Junior disse...

cara naum tem como vc postar alguns links para daownload desse DVD Urban and Contemporary Worship Xtreme, show de bola o cara tocando

Alessandro disse...

Grande Junior,

Nunca vi nenhum link com DVDs completos do Jamal para download.

No entanto você pode comprar um download no site dele. Sai bem mais barato que importar o DVD para o Brasil. Eu importei e paguei os olhos da cara por causa da Receita Federal.

O link para download desse DVD no site é

https://store.gospelmusicians.com/product.php?productid=16228&cat=308&page=2

Faça um esforço, junte a grana porque o DVD vale cada centavo. Mas esteja avisado: é tudo em inglês sem legenda.

Um abraço!

Anônimo disse...

Olá amigo! Eu tbm comprei esse DVD, e estou procurando alguem que tenha o Urban and Contemporary Worship, pois o que comprei é o Extreme.Muito bom, se alguem tiver e quiser trocar entrar em contato em nickteclas@hotmail.com. Abraços

Alessandro disse...

Amigo Nickteclas,

Acredite, você tem o melhor de todos. O "Urban and Contemporary Worship" é uma versão reduzida do Extreme. Há muito mais a se aprender no Extreme pois seu conteúdo é mais amplo e detalhado que o anterior.

Na minha humilde opinião, não vale a pena trocar pois você vai se decepcionar.

Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Alessandro

Você tem o Urban Contemporary Worship Classic?

me add no msn nickteclas@hotmail.com

Pedro Basilio disse...

Cara me add no msn por favor, preciso de algumas dicas para comprar os dvd, pedroredshot@hotmai.com

Anônimo disse...

esse cara toca d+
eu toco teclado tbm mas n como esse cara aí.
se alguem puder me add
wharlen.spfs@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu comprei varios dos DVDs do Jamal Hartwell, mas sinceramente, o melhor de todos eles é o Extreme, tanto é que é um dos mais caros. Algumas coisas sobre o Jamal em www.nickbethencourt.com

Alessandro disse...

De fato, o Extreme é o melhor. Riquíssimo em informações, vai levá-lo a outro nível em seu teclado.

Anônimo disse...

brother como faço pra pedir estes dvd´s?abraços e meu email é:walterdasilvaarruda@hotmail.com

Marlon Castr disse...

Oi Alessandro, tudo bem?
Gostei muito dos vídeos legendados do Jamal,

Poderia me passar seu e-mail pra conversarmos melhor sobre?

Abraços

Anônimo disse...

Amigo vc vende pra mim ou me diz com conseguir compra as vídeos aulas dele. Eu sou fã de Jamal, mas nõa consigo comprar os seus dvds. Estou no Facbook procura por Joneir B Miranda cidade de Petrópolis ou pelo mande me um e-mail para jbmproducoes@yahoo.com.br Obrigado, aguardo respostas. Att. Joneir