Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

domingo, 21 de junho de 2009

Oknem

Na empresa onde trabalho é proibido entrar escutando rádios, aparelhos mp3 ou walkman. Inclusive, falando de walkman, achei muito engraçado o anuncio que vi de uma loja de eletrônica que consertava Tv´s, Dvd´s, videocassetes e “oknem”... Daí veio o título desse post. “Ingrês” da melhor qualidade.

Voltando ao assunto, as razões de uma pessoa não poder entrar na empresa com um fone tapando os ouvidos são muito óbvias. Além dessa pessoa não ouvir o que acontece ao redor, a música pode deixá-la distraída e levá-la a se envolver em um acidente. Ambiente industrial não é brincadeira e toda atenção é pouca.

Dia desses eu estava prestes a passar pela roleta de entrada quando um rapaz apressado passou por mim com um fone plugado na orelha. Na mesma hora, o guarda o chamou dizendo:

- Ei, amigo do fone. Não pode entrar escutando música não, falou? Obrigado.

A questão é que o guarda fez isso com educação e um sorriso. Sorriso esse que o rapaz não viu pois só deu uma olhada desconfiada de rabo de olho e, meio contrariado, tirou o fone do ouvido. Logo atrás de mim vieram duas pessoas das quais pude ouvir os comentários:

- Esse guarda é um mané, mesmo, hein?

- Tá querendo aparecer.

Querendo aparecer? O guarda só estava fazendo o trabalho dele. E foi simpático ao fazê-lo com um sorriso que ninguém viu. E ainda, pode ter evitado que algo ruim acontecesse ao rapaz do fone num momento de distração.

Não sei por que temos essa resistência contra autoridades. Muitos podem dizer que isso acontece porque essas pessoas geralmente abusam do poder, mas não são todos. Além disso, será que uma coisa não gera a outra?

Quando tratamos bem os outros, somos bem tratados. O cidadão comum devia ver as autoridades como seus amigos e não como inimigos.

Fiquei sabendo de um caso que aconteceu nos Estados Unidos onde policiais salvaram muitas vidas em um assalto a banco. A população ficou tão agradecida que várias mulheres levaram bolos e tortas para os policiais na delegacia. Que tipo de reação vocês acham que os policiais tiveram?

Sei que tudo isso parece utopia e uma grande perda de tempo. Eu também não nasci ontem. Mas nunca é tarde para se começar a pensar a respeito. Se uma pessoa muda de atitude, muda-se o ambiente ao seu redor. Imaginem se várias pessoas resolverem mudar...

Nenhum comentário: