Precisamos reforçar e, ao mesmo tempo, entender os conceitos explicados nas últimas “aulas” para que possamos seguir em frente com a nossa teoria.
Primeiro, é preciso saber bem a construção das escalas maiores segundo o modelo:
Depois, lembrar os acordes que pertencem a um tom, que seguem o seguinte modelo:
I - IIm - IIIm - IV – V - VIm - VIIm(5b)
Os dois assuntos foram abordados em “aulas” anteriores. Se ficaram dúvidas, por favor escrevam que o pingüim responde :)
Agora vamos unir esses dois assuntos. Raciocinemos no tom de Dó Maior (como sempre...). A escala de Dó Maior é:
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
Os acordes que pertencem ao tom de Dó Maior são:
C Dm Em F G Am Bm(5b)
A questão é: porque esses acordes pertencem ao tom de Dó Maior? A resposta está na “grande verdade” a respeito dos acordes: todo acorde é formado basicamente por três notas, a primeira, a terça e a quinta. E, no caso desses acordes, as notas que os formam pertencem à escala de dó maior.
Parece complicado mas não é. Peguemos o primeiro acorde (I) do tom de Dó que é C. Se formos na escala e pegarmos a 1a., a 3a. e 5a. teremos as notas:
Dó Mi Sol
Essas notas precisamente formam o acorde C (Dó maior). Está explicado de onde vem o primeiro acorde do tom (I).
Agora vamos ver o segundo acorde (IIm) que, nesse caso é o Ré menor. Se pegarmos a escala de dó a partir da segunda nota, fica assim:
Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré
1a., a 3a. e 5a nesse caso são Ré, Fá e Lá. Essas notas formam o acorde Dm (Ré menor) que é o segundo acorde do tom.
O terceiro acorde (IIIm) é obtido seguindo o mesmo raciocínio. Se começarmos a escala de Dó a partir do terceiro acorde, teremos:
Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré Mi
Nesse caso, 1a., 3a. e 5a são Mi, Sol e Si. Essas notas formam o acorde Em (Mi menor). Deu pra pegar o jeito? Os outros acordes do tom - IV, V, VIm e VIIm(5b) - são obtidos dessa mesma forma.
O exercício abaixo serve para acostumar a tocar todos os acordes do tom. No caso, mostra o tom de (qual?) Dó Maior que é facinho de tocar. Mas o objetivo é que você experimente fazer o mesmo nos outros tons também. Construa as outras escalas e toque da mesma forma, sempre tocando as notas da escala do tom que você está e fazendo os acordes. Esse exercício é muito bom e vai fazer com que você se acostume a tocar todos os acordes de todos os tons.
Não deixe dúvidas para trás. Escreva à vontade. Não vá dizer depois que o pingüim ensina errado, hein!
Semana que vem a gente vai estudar o que faz um acorde ser maior, outro menor, outro com quinta bemol, etc.
Que o Grande Deus abençoe a todos. Bons estudos!
Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!
Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.
E fique à vontade! A casa é sua!
Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.
E fique à vontade! A casa é sua!
domingo, 9 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
A paz amigo, ti fazer uma pergunta eu toco teclado usando os dedos para fazer o acorde os, da mao direita polegar, indicador, e o medio , sendo que ja vi pessoas usando de vez o indicador usa o dedo do meio com o anular, qual seria o certo pra usar? queria saber se tem alguma diferença um do outro.
Fika na paz meu amigo t+
E ai Alessandro, cara acho que seria bem bacana nas próximas aulas você explicar pra galera o ciclo das quintas, isso ajuda bastante a perceber o lance das escalas relativas (CM e Am por exemplo), identificar a diferença entre uma escala que tem bemois e uma que tem sustenidos, etc.
Abraços!!!
A propósito, parabéns pela iniciativa do blog, não sou do meio gospel, mas fico admirado por pessoas que buscam acrescentar ao próximo através da propagação do conhecimento!
Abraços!!!
Keymaster, obrigado pelos elogios e sugestões! Valeu mesmo!
Grande Leandro!
Esse negócio dos dedos que você perguntou é o seguinte: os dois jeitos estão certos. Um é usado mais no meio do pessoal que estuda piano clássico e o outro é mais popular.
Tente aprender os dois. Cada um vai te trazer um benefício.
O exercício que eu mostrei nessa "aula" vem do clássico. Treine isso, mas continua também tocando do seu jeito. Aos poucos você vai perceber quando é melhor usar um e quando é melhor usar o outro.
Um abraço e bons estudos!
Olá graça e paz seja contigo!!
Passando para conhecer seu espaço, e gostaria de aproveitar
A oportunidade e te convidar para conhecer o Amigo de CRISTO
É um blog novo, mas voltado e acunhado na palavra, isento de criticas
Mas como meta, levar o leitor direto ao alvo, à pessoa de Jesus, sua visita
Será uma alegria paz seja contigo.. Amigo De Cristo e muito legal o nome do seu blog!!
Oi mô... pode deixar que não vou querer quase nada do que tenho postado no meu blog tá? Só os papéis que, vc sabe, são meu vício... não resisto a eles... rsrsrs
Te amo e brigaduuu por meu brinquedinho novo tá? Bjão
Vlw pela dica amigo fika na paz de Deus, t+
Postar um comentário