Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Tira 001

Eu fui adolescente na saudosa década de 1980. Não havia internet e vídeo game era o Atari onde uma bola quadrada para nós era redonda e um cenário todo escuro onde só se via os olhos do protagonista era uma casa mal assombrada. Um ponto quadrado podia ser um cavaleiro e uma seta, a sua espada. O rock nacional estava em alta e muita música bacana rolava no toca-fitas do carro. Não tinha celular e a TV de casa pegava uns poucos canais. Sonho era poder sintonizar a TV Manchete para assistir os desenhos e filmes legais que lá passavam. Foi uma época mágica e só quem viveu lá sabe do que eu estou falando. Foi um período tão rico para a cultura pop que já se escreveram livros inteiros sobre ele.

Umas das coisas que mais me lembro eram os filmes de ação que a gente enchia os cinemas para ver. Esses filmes faziam a nossa cabeça. E, sem dúvida alguma, os três ícones das produções de ação eram Silvester Stalone, Arnold Schwarzenegger e Chuck Norris. Os caras eram canastrões, atuavam mal, mas a gente adorava ver eles correndo e atirando nas telas.

E foram as boas lembranças daqueles tempos de adolescente que me fizeram ir ao cinema assistir ao Exterminador do Futuro 4.

A idéia aqui não é comentar sobre o filme em si, mas vamos lá: o filme tem muita ação, muito bem dirigida e de tirar o fôlego. Esse é o seu mérito. A história, no entanto, é mediana, e tem um final muito meia boca. Assim é o filme.

Mas o que me chamou mais atenção foi a presença de crianças dentro do cinema. Na minha época, para ver o Exterminador você tinha que ter pelo menos 17 anos e torcer pro porteiro não te pedir a identidade. O filme era impressionante e te dava até medo ver o Schwarzenegger como o exterminador. A história era tão bem amarrada que era assunto de discussão entre a rapaziada durante semanas a fio.

Mas agora o filme é pra crianças. E elas nem sabem direito como eram os filmes anteriores. Não se impressionam muito, não se importam com a história. E o Schwarzenegger não é mais um ícone dos filmes de ação. Hoje em dia quem é?

Ou eu cresci demais, ou o mundo mudou muito ou cinema perdeu aquela magia da década de 1980. Ou tudo junto. O fato é que hoje estamos expostos a tanta informação e coisas para fazer que não dá tempo de saborear. É como se estivéssemos comendo tudo rápido, cru e quente.


(clique na imagem para ampliar)

5 comentários:

Pati G. disse...

kkkkk... adorei... this is my man!!!! Luv U!!!
Eu tbém tenho saudades dos anos 80, um tempo mágico mesmo e que deixou saudades pra sempre.

marcelo disse...

tb joguei esse jogo do atari...
mas n curtia mtu esses filmes n...

Rui Stage disse...

HSAUHSUAHUSA
Ótima tira mano, mas você está meio grande comparado com esse pinguim ai ein :]
Abração.

E mesmo não sendo da minha época, atari é bom até hoje.

Alessandro disse...

Brincadeiras com a minha estatura não serão toleradas nesse blog :)

video porteiros disse...

Este é um recurso tão grande que você está fornecendo. Eu adoro ver sites que compreendem o valor de fornecer um recurso de qualidade. Obrigado por este grande recurso!