Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

sábado, 27 de junho de 2009

Prática de Progressões Harmônicas

Como os comentários são importantes! Eles mostram se aquilo que fazemos está indo na direção certa ou errada. O fato do blog ter um contador de visitas me faz saber que tem um monte de gente me visitando regularmente mas só os comentários me fazem saber se o blog está sendo útil. O objetivo aqui não é ficar postando um monte de coisas que apenas eu acho legal. A razão da existência do PinguimGospel é divertir, compartilhar conhecimento e ajudar a pensar. É por isso que eu agradeço de coração mesmo a todos que já deixaram um comentário por aqui.

Esse post nasceu dos comentários deixados no post “Como praticar com eficiência”. O item “Prática de progressões harmônicas” precisava de mais esclarecimentos. Então vamos lá!

Cada tom maior tem 7 acordes que pertencem a ele, que, tecnicamente chamamos de “acordes diatônicos ao tom”. Vamos raciocinar no tom de Dó Maior. Os 7 acordes serão:

1- C
2- Dm
3- Em
4- F
5- G
6- Am
7- Bm(5b)

Quase todas as músicas usam esses acordes em uma certa ordem que chamamos de “progressões harmônicas”. Assim, praticar as progressões harmônicas mais comuns deixa você preparado para tocar um monte de músicas. Essas progressões SEMPRE vão acabar parecendo.

Agora vamos ver os mesmos acordes no tom de Ré Maior:

1- D
2- Em
3- F#m
4- G
5- A
6- Bm
7- C#m(5b)

E em Mi Maior:

1- E
2- F#m
3- G#m
4- A
5- B
6- C#m
7- D#m(5b)

Deu pra perceber há um padrão? O acorde 1 sempre vai ser maior, o 2 vai ser menor, o 3, menor, o 4, maior e assim por diante. Encorajo você a descobrir os acordes de todos os tons, pois vai lhe ser útil.

Quando eu exemplifiquei as progressões mais comuns, eu queria dizer, por exemplo, que tocar 2-5-1 no tom de Dó Maior seria tocar Dm-G-C. E em Mi Maior, seria F#m-B-E. Seguindo esse raciocínio, como ficaria o 2-5-1 em Lá Maior, por exemplo?

É importante tocar as progressões em todos os tons porque isso vai te fazer crescer absurdamente. Com o tempo, você não vai mais estar enxergando os acordes em si, mas o número dele no tom. E isso vai te ajudar a transportar qualquer música pra qualquer tom rapidinho, “online”.

Quer um exemplo? Vamos pegar uma música que todo mundo conhece: um pedacinho do refrão de Grande é o Senhor, no tom de Lá Maior que é o tom que a maioria toca.

| A | C#m |
Queremos o Seu Nome engrandecer
| D | C#m | Bm | E
E agradecer-te por Sua obra em nossas vidas.

Seguindo o aprendizado do número de cada acorde (tecnicamente chamamos de “Grau”), e com o treinamento constante tocando progressões, você vai naturalmente enxergar essa música assim:

| 1 | 3 |
Queremos o Seu Nome engrandecer
| 4 | 3 | 2 | 5 |
E agradecer-te por Sua obra em nossas vidas.

Não se assuste. Isso vem naturalmente, com o tempo. Essa mesma música pode então ser transportada para qualquer tom rapidinho, até mesmo ao vivo, se você já estiver acostumado com eles. Por isso é importante praticar todos os dias!

Por exemplo, no tom de Dó:

| C | Em |
Queremos o Seu Nome engrandecer
| F | Em | Dm | G |
E agradecer-te por Sua obra em nossas vidas.

E em Mi? Vai ficar assim:

| E | G#m |
Queremos o Seu Nome engrandecer
| A | G#m | F#m | B |
E agradecer-te por Sua obra em nossas vidas.

Notou que a progressão 2-5-1 apareceu nessa música? Ela está presente em 99% de todas as músicas já compostas.

Agora vamos praticar um pouco. No vídeo abaixo estou tocando o 2-5-1 em Dó Maior. Costumo criar um arquivinho MIDI com bateria e baixo para me acompanhar. É sempre bom tocar com ritmo ou metrônomo para aperfeiçoar o tempo e a disciplina.



Explicando o vídeo: primeiro toco os acordes em tríades simples. Se você é iniciante, comece tocando os acordes assim.

Dm – ré, fá, lá
G – sol, si, ré
C – dó, mi, sol

Note que toco os acordes em todas as inversões. Depois, toco os mesmos acordes com tensões que os deixam mais “jazzy”. Se você está num nível intermediário de aprendizado, comece a praticar os acordes com essas tensões.

Por fim, toco os acordes com a mão esquerda, primeiro em tríades, depois com tensões. A mão direita está livre para improvisar. No caso, como é o tom de Dó, a escala usada para o improviso é a de Dó maior. Alguém perguntou sobre isso no Orkut e eis uma aplicação prática.

O arquivo mid que eu uso nesse exemplo está no meu drive virtual no 4shared com o nome de 2-5-1 do.mid junto de um arquivo txt com o mesmo nome. Clique nesse link para baixar. De bônus também tem arquivos mid com 2-5-1 nos tons de Si bemol, Lá bemol, Sol bemol, Mi e Ré.

O próximo vídeo mostra uma junção de todas as progressões citadas anteriormente tocadas com acordes com tensões na mão esquerda e improviso com a direita. O arquivo com nome 2-5-1a.mid contém essa sequencia, acompanhado de um txt de mesmo nome mostrando os acordes. De qualquer forma, a sequencia é:

| Dm | G | C | C |
| Dm | G | C | C |
| Cm | F | Bb | Bb |
| Cm | F | Bb | Bb |
| Bbm | Eb | Ab | Ab |
| Bbm | Eb | Ab | Ab |
| Abm | Db | Gb | Gb |
| Abm | Db | Gb | Gb |
| F#m | B | E | E |
| F#m | B | E | E |
| Em | A | D | D |
| Em | A | D | D |

e vai repetindo...

Note como a 2-5-1 de Dó se encaixa perfeitamente na 2-5-1 de Si bemol e assim por diante. Dá pra ficar repetindo essa sequencia indefinidamente.



Sei que isso tudo aí é trampo pra muito tempo, mas seja perseverante e pratique. Você só tem a ganhar! Vamos crescer juntos e compartilhar conhecimentos!

E, como sempre, comentem e tirem dúvidas à vontade. Meu email lá no meu perfil também está à disposição.

24 comentários:

marcelo disse...

muito interessante
vo tentar fazer algo parecido hehehe

Alessandro disse...

Manda ver, Marcelão!

Joe disse...

Muito bacana esse lance de enxergar o numero e não o acorde.. Show de bola man.. . um abraço... ah!!!.. e vou te encher de perguntas no e-mail.. rsrsrss.. valew

Alessandro disse...

Manda ver, Joe!

Estamos aqui para compartilhar!

Um abraço!

Anônimo disse...

NOSSA AMEI NUNCA TINHA ENCONTRADO ALGO TAO BACANA! PARABENS

Alessandro disse...

Muito obrigado, "Anônimo". E vamos crescer juntos como músicos!

Gus Martins disse...

Parabéns pela iniciativa Alessandro!!! Dei uma espiada no blog por curiosidade e achei muito interessante. Muito sucesso e boa música para você!!!

Abraços!!!

Anônimo disse...

Flàvio Levita
PIB taperoá
Boa tarde! Meu velho desse jeito fica bem mastigado vc se mostrou om cara bacana no seu metdo de ensino vlw pela ajudinha contunue sempre assim..........

Alessandro disse...

Obrigado, Flávio.

O objetivo aqui é sempre compartilhar o conhecimento da forma mais didática possível.

Um abraço!

Gustavo disse...

Alessandro, parabêns pelo blog, sem querer aproveitar da sua bondade , mais aproveitando, eu estou estudando campo harmonico maior e menor, cadência ( tudo sozinho) e quero muito aprender a fazer progressões, será que você poderia me passar uns exercícios de progressões iniciais para teclado, para o meu caso ? abração...

Alessandro disse...

Gustavo, sempre estarei disposto a ajudar! Já enviei um email a você com sugestões.

Um abraço e que Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Muito Boa explicação... Parabéns pelo trabalho e pela boa vontade ...

Abraço

Alessandro disse...

Obrigado! Deus te abençoe também!

Fre4k disse...

Parabéns Marcelo... tutorial muito bem explicativo.. tens boa didática.

A parte que tornou mais transparente o entendimento foi vc mencionar o padrão 2-5-1... outros tutoriais citam a regrinha do Maior, Menor, Menor.. mas não conseguem passar como aplicar isso...

Citando esse padrãozinho já deu a idéia de pegar musicas e tentar encontrar esse e outros padrões...

Parabéns e continue focando na aplicabilidade nos tutoriais, assim tudo fica mais produtivo.

Abraço

Alessandro disse...

Obrigado, Fre4k!

Sinta-se a vontade para postar comentários e tirar dúvidas sempre que quiser.

Ah, e meu nome é Alessandro :)

Abraço!

Guilhermão disse...

Cara, só não entendi uma coisa. Porque sempre o segundo, terceiro, sexto e sétimo são menores, nas escalas diatônicas maiores?

Alessandro disse...

Guilhermão,

é por que nesses acordes as terças são menores. É a própria escala maior que faz isso com eles. Dá uma olhada nessa "aula":

http://pinguimgospel.blogspot.com.br/2009/08/psicologia-dos-acordes-o-segredo-da.html

e nessa:

http://pinguimgospel.blogspot.com.br/2009/08/acordes-que-pertencem-uma-escala.html

Nelas eu explico isso com mais detalhes, mas se não ficar claro, pode perguntar à vontade.

Um abraço e fique com Deus!

Anônimo disse...

Alessandro,Voçe é Simplesmente Demais *----* Explicou Muitoo Beem Parabêns.....

Alessandro disse...

Obrigado! Fico muito feliz em saber que pude contribuir um pouco com seu conhecimento musical. Deus te abençoe!

Unknown disse...

Olá, Alessandro obrigado pelas explicações, mas irei encher seu e-mail com algumas dúvidas. Que Deus lhe abençoe sempre!

Alessandro disse...

Pode perguntar à vontade, Anderson! Grande abraço e que Deus te abençoe!

Unknown disse...

Legal as dicas, e legal também, sua dedicação em passar o conhecimento.
Agora aqui minhas duvidas. Sou entre iniciane e intermediario na musica, talvez, mais para iniciante mesmo.
Estou aprendendo tocar teclado.
A progressão II V I eu entendi, e até sei como montar as escalas e pegar as notas da progressão.
Mas nos seus exemplos, não consegui ver os II V I. e nos ultimos tem mais que II V I.
Abaixo tem 1 3 4 3 2 5.

"
| 1 | 3 |
Queremos o Seu Nome engrandecer
| 4 | 3 | 2 | 5 |
E agradecer-te por Sua obra em nossas vidas."

Aqui, voce fala em tocar Dm-G-C, mas no exemplo aparece C-Em-F-Em-Dm-G

"..por exemplo, que tocar 2-5-1 no tom de Dó Maior seria tocar Dm-G-C."

"
C | Em |
Queremos o Seu Nome engrandecer
| F | Em | Dm | G |
E agradecer-te por Sua obra em nossas vidas."

Aqui, entendi menos ainda:

"
Dm | G | C | C | / | Dm | G | C | C | / | Cm | F | Bb | Bb | / | Cm | F | Bb | Bb | / | Bbm | Eb | Ab | Ab | / | Bbm | Eb | Ab | Ab | / | Abm | Db | Gb | Gb | / | Abm | Db | Gb | Gb | / | F#m | B | E | E | / | F#m | B | E | E | / | Em | A | D | D | / | Em | A | D | D |
"
Sei que ta faltando alguma coisa para eu entender, então, por favor, me ajuda ai, e obrigado desde já.

NO TOM WEENDING disse...

Poça eu estou gostando daqui. Estou começando a estudar teoria musical, e não estou conseguindo entender muito bem sobre as progressões. O pessoal diz que esta bem mastigado e acredito que deve esta perfeito, mais não estou conseguindo entender muito bem. Existiria algum livro que vc poderia me indicar e somar com vcs por aqui? Preciso parar de ser iniciante e partir para algo melhor.

wandeko disse...

gostaria de saber se esta progressão harmonica 2-5-1 aplica-se tambem em tons menores?