Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

sábado, 20 de junho de 2009

Como Praticar com Eficiência


Vivemos dias muito agitados. Temos que trabalhar muito e sobra pouco tempo para o lazer e a família. Como conciliar tudo isso com o exigente aprendizado de um instrumento musical? Essa foi precisamente a pergunta feita na comunidade dos Tecladistas Cristãos lá no Orkut.

Eu tenho apenas 30 minutos diários para praticar música. Nada mais. E faço isso bem cedo, antes de ir para o trabalho. Então preciso aproveitar bem esse tempo precioso. Para isso, sigo um método de prática que exige disciplina e concentração. A disciplina é a chave para o crescimento. Sem ela acabamos por nos tornar músicos relaxados e limitados.

O método consiste em dividir bem o tempo de estudo de modo que a tarefa não se torne cansativa e enfadonha. Se você não tiver boa memória, sugiro que arrume um caderno e, para resultados realmente satisfatórios, um metrônomo. Existem até programas de computador grátis que fazem o papel do metrônomo, se você não puder comprar um. Esse, por exemplo é legal.

Vamos ao método:

- 2 min.: Aquecimento das mãos conforme mostrado aqui no blog. Muito importante para evitar tendinites. Acredite, ninguém quer ter isso.

- 10 min.: Exercícios com escalas. Coloque o metrônomo em 40 bpm (batidas por minuto). Vai ser difícil tocar junto com o metrônomo no início, mas não desista. Toque as escalas primeiro cada nota junto com a batida do metrônomo (semínimas), depois duas notas em cada batida (colcheia) e finalmente quatro notas em cada batida (semicolcheia). Suba e desca na escala, toque com as mãos separadas e com mãos juntas e toque em todos os tons. Isso já dá um trampo danado. Os 10 min não vão dar para tocar todas as escalas. Anote em qual escala você parou para continuar no outro dia. Sugestão: comece praticando as escalas maiores até que todas lhe sejam familiares. E no dia que você achar que pode tocar mais rápido que 40 bpm, suba para 45, depois para 50 e assim por diante.

- 8 min.: Prática de progressões harmônicas. Toque as progressões harmônicas mais comuns. Faça isso em todos os tons. Anote o tom que você parou para continuar no dia seguinte. Sugiro as seguintes progressões: 2-5-1 maior, 2-5-1 menor, 1-4, 1-6-2-5-1, 6-2-5-1 (que é praticamente a mesma da anterior, mas começar pelo acorde 6 dá outro sentimento) e 3-6-2-5-1.

- 10 min.: Tocar uma música. Nesse tempo aproveite para tocar qualquer música, conhecer sua melodia, tirar um arranjo ou mudar harmonias.

Nos fins de semana, quando tenho mais tempo, eu posso extrapolar mais os tempos de cada seção.

Esse método é 100% garantido. Seja você iniciante ou veterano, faça-o diariamente e perceberá a grande diferença. No início haverá dificuldades, seu corpo vai reclamar, mas insista. Como eu disse no início, a disciplina é a chave para o crescimento.

Se houver alguma dúvida ou necessidade de mais detalhes sobre cada seção, use os comentários e pergunte à vontade.

E vamos tocar!

6 comentários:

marcelo disse...

"Prática de progressões harmônicas" vc podia postar um video sobre o assunto? pode ser vc mesmo praticando... grava e posta?
[]

Alessandro disse...

Ok, Marcelão.

Vou preparar alguma coisa nesse sentido. Obrigado pela sugestão.

Unknown disse...

Olá,
Não entendi a parte de "progressões hermônicas"
O que são progressões harmônicas e como toco elas?

Um abraço!!

Marcio.

Alessandro disse...

Grande Márcio,

Vou fazer um post esclarecendo esse tópico.

Um abraço!

Monte infor disse...

irmão você esta me ajudando muito viu, sou novato ate d+ com o teclado estou apendendo faz um mês, e estou gostando muito do seu blog e ja vi todos os seus videos e pratico. mais queria uma coisa a mais sua. ja que você esta dando as dicas de como praticar queria que você me enviaçe o link de onde encontro as escalas que devo praticar. para iniciantes mesmo. ja procurei muito mais os materias são confusos.

obrigado desde já. A PAZ!

Alessandro disse...

Ricardo, fico realmente feliz em estar ajudando.

Escreve para o meu email (que está no perfil) e eu te ajudo mais nas suas dúvidas.

Um abraço e que Deus te abençoe!