Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Cegueira

Assisti ao interessante filme “Ensaio sobre a Cegueira” que conta a história de uma estranha epidemia de cegueira branca que toma conta de todo mundo. A princípio eu achei que seria um filme daqueles tipo “A Vila” que o final traz uma explicação surpreendente para tudo que está acontecendo. Mas eu estava enganado.

O filme não está interessado em explicar nada, apenas mostrar a reação das pessoas diante de um novo estilo de vida que se apresenta onde tudo é novo. Novo no sentido ruim. Imagine o que seria ficar cego de repente, não só você, mas todo mundo ao seu redor. Quantos dos seus valores perderiam o sentido?



Apesar de não deixar explícito, o que o filme quer mostrar é que o cotidiano coloca tanta coisa diante de nossos olhos que nos impede de ver o nosso próprio interior e o interior das pessoas ao nosso redor. E o problema é que o interior do ser humano nem sempre é bonito. Nesse ponto o filme é até perturbador.

Há tanta alegoria no filme que é preferível deixar para quem quiser assistir tirar suas próprias conclusões.

Me lembrou uma história que li uma vez sobre um homem que foi reclamar com Deus. Ele estava querendo saber por que é que Deus tinha deixado o mundo chegar ao que tinha chegado com tanta violência, fome, destruição, egoísmo e desigualdade.

Deus então olhou amorosamente para aquele homem e concedeu a ele o poder de recriar o mundo da maneira que ele achava que deveria ser.

Animado, o homem começou tudo do zero, criando um mundo belo e perfeito, inocente e agradável. Para sua surpresa, pouco tempo depois aquele homem descobriu que mundo tinha voltado ao que era antes, modificado pelos próprios seres humanos que o habitavam, adequando-o às suas “necessidades”. Envergonhado, aquele homem entendeu de quem era a verdadeira responsabilidade pelo que vai pelo mundo.

Não é interessante que Deus nos ame tanto apesar do que somos?

Um comentário:

Hevellyn disse...

Oi Alessandro!
Mais uma vez obrigada pelo comentário! Fiquei curiosa e vim ler seu post sobre o Ensaio tb!
Muito bom!!!! Seria ótimo se todos vissem o filme e conseguissem enxergar realmente a mensagem que é passada, assim como vc fez!
Parabéns! E tb vou seguir seu blog!!!