Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Empatia

A empatia é uma qualidade rara, quase mitológica em um ser humano. Segundo o Dicionário Aurélio, a empatia é a tendência para sentir o que sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa.

Naturalmente não temos a capacidade de nos colocar no lugar do outro. Se o alguém sente dor, tendemos a desprezar essa dor simplesmente porque não estamos sentindo a mesma coisa, assim, duvidando de sua intensidade. Se alguém expressa uma limitação, tendemos a despreza-la só pelo fato de não termos a mesma limitação. Se alguém nos confessa uma fraqueza, nós a deixamos de lado só porque não experimentamos a mesma fraqueza.

É muito mais fácil vivermos dentro de nós mesmos do que entrar no mundo dos outros e experimentar as mesmas experiências amargas que estão a sofrer. No fundo, falta de empatia é falta de amor.

Jesus estava lá no seu céu, podendo desfrutar de todas as maravilhas que sua posição lhe proporcionava. Mas Ele queria tanto sentir o mesmo que nós que preferiu se fazer um de nós, sujeito às mesmas fraquezas e dores. Ele queria nos entender totalmente porque nos amava de forma completa e verdadeira, no sentido mais intenso possível. É um sentimento não natural a nós, seres humanos, e por isso sobrenatural, divino.

Sendo assim, quando praticamos a empatia, experimentamos um pouquinho daquilo que é sentir como Deus sente.

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu querido irmão Alessandro que texto fantastico!!!
Realmente nós em nossas limitações não temos a condições de sentir toda dor alheia, mas nosso Deus conosco, nosso salvador somente ele tem, esse e o maior fundamento para nos esclarecer porque ele é o unico mediador Jesus Cristo, entre Deus e o homem, justamente por ele ter passado por tudo que passomos, e ter experimentado das mais profunda dores que ocorpo humano possa experimentar, é que elE entercede por nós diante do pai ,, e por isso que advoga nossas causas, e traz o resultado com uma rapidez imaginavel, parabéns meu amado pelo belissimo texto ... paz para ti e familia...!!!

Vanilda Fiuza disse...

Olá!!!

Alessandro, obrigada pela visita e carinhoso comentário ao blog da Bellinha, isso nos alegra muito.Você tem toda a razão quando diz que falta de empatia é falta de amor, na Palavra de Deus esta escrito : Ama o teu próximo como a ti mesmo , este é um mandamento que esta esquecido, e ,sem ele o egoísmo impera.
Parabéns pelo texto. Visite-nos sempre sua presença enriquece nosso espaço.
Paz

André Sola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Sola disse...

Alessandro, não poderia passar por aqui sem deixar um singelo comentário!!!!
O texto é ótimo e outra coisa que falta principalmente nos ditos "evagélicos" é a COMPAIXÃO. O nosso Jesus sempre teve compaixão, por isso que muitos milagres e conversões aconteciam!!!
Parabéns!!!

IvanBarboza disse...

Graça e Paz, fico muito feliz por conhecer um blog como o seu, para nós que somos músicos ter um blog como este é muio útil parabéns.
Estarei colocando um link para o seu blog na minha página pessoal:
http://ivancesarbarboza.blogspot.com/