A empatia é uma qualidade rara, quase mitológica em um ser humano. Segundo o Dicionário Aurélio, a empatia é a tendência para sentir o que sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa.
Naturalmente não temos a capacidade de nos colocar no lugar do outro. Se o alguém sente dor, tendemos a desprezar essa dor simplesmente porque não estamos sentindo a mesma coisa, assim, duvidando de sua intensidade. Se alguém expressa uma limitação, tendemos a despreza-la só pelo fato de não termos a mesma limitação. Se alguém nos confessa uma fraqueza, nós a deixamos de lado só porque não experimentamos a mesma fraqueza.
É muito mais fácil vivermos dentro de nós mesmos do que entrar no mundo dos outros e experimentar as mesmas experiências amargas que estão a sofrer. No fundo, falta de empatia é falta de amor.
Jesus estava lá no seu céu, podendo desfrutar de todas as maravilhas que sua posição lhe proporcionava. Mas Ele queria tanto sentir o mesmo que nós que preferiu se fazer um de nós, sujeito às mesmas fraquezas e dores. Ele queria nos entender totalmente porque nos amava de forma completa e verdadeira, no sentido mais intenso possível. É um sentimento não natural a nós, seres humanos, e por isso sobrenatural, divino.
Sendo assim, quando praticamos a empatia, experimentamos um pouquinho daquilo que é sentir como Deus sente.
Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!
Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.
E fique à vontade! A casa é sua!
Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.
E fique à vontade! A casa é sua!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Meu querido irmão Alessandro que texto fantastico!!!
Realmente nós em nossas limitações não temos a condições de sentir toda dor alheia, mas nosso Deus conosco, nosso salvador somente ele tem, esse e o maior fundamento para nos esclarecer porque ele é o unico mediador Jesus Cristo, entre Deus e o homem, justamente por ele ter passado por tudo que passomos, e ter experimentado das mais profunda dores que ocorpo humano possa experimentar, é que elE entercede por nós diante do pai ,, e por isso que advoga nossas causas, e traz o resultado com uma rapidez imaginavel, parabéns meu amado pelo belissimo texto ... paz para ti e familia...!!!
Olá!!!
Alessandro, obrigada pela visita e carinhoso comentário ao blog da Bellinha, isso nos alegra muito.Você tem toda a razão quando diz que falta de empatia é falta de amor, na Palavra de Deus esta escrito : Ama o teu próximo como a ti mesmo , este é um mandamento que esta esquecido, e ,sem ele o egoísmo impera.
Parabéns pelo texto. Visite-nos sempre sua presença enriquece nosso espaço.
Paz
Alessandro, não poderia passar por aqui sem deixar um singelo comentário!!!!
O texto é ótimo e outra coisa que falta principalmente nos ditos "evagélicos" é a COMPAIXÃO. O nosso Jesus sempre teve compaixão, por isso que muitos milagres e conversões aconteciam!!!
Parabéns!!!
Graça e Paz, fico muito feliz por conhecer um blog como o seu, para nós que somos músicos ter um blog como este é muio útil parabéns.
Estarei colocando um link para o seu blog na minha página pessoal:
http://ivancesarbarboza.blogspot.com/
Postar um comentário