Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mais um ano

Hoje é o meu aniversário. Geralmente nesse dia, eu costumo ficar meio reflexivo, daquele mesmo jeito que a gente fica no final de cada ano. Para mim, um verdadeiro ano de minha vida se passou.

Eu fico a pensar nas coisas que fiz nesses 365 dias. Valeu a pena ou desperdicei? Houve tantas coisas que eu quis fazer, mas não fiz. Outras tantas que não queria fazer, mas fiz. Adquiri bens que achava que precisava, mas descobri que não precisava tanto. E também deixei de adquirir coisas que ainda acho que preciso.

Muitos dias se acabaram sem que eu fizesse nada de útil. Outros dias, no entanto, se passaram sem que as horas fossem suficientes para tanta coisa útil que eu tinha para fazer. Fiquei feliz ao conhecer pessoas novas, mas nem todas elas ficaram felizes em me conhecer. Outros, no entanto, ficaram mais felizes em me conhecer do que eu em conhecê-los. A vida é assim, cheia de desencontros. Talvez porque o mundo não gire ao nosso redor e nem tudo é do jeito que a gente quer.

Mas também me alegrei ao me ver fazendo coisas que antes não conseguia fazer. Alegrei-me ao ver gente orgulhosa que eu amo deixar o orgulho de lado e admitir seus erros. Vi pessoas que antes se achavam donas de suas próprias vidas baixarem a cabeça humildemente diante daquilo que é realmente grande. Vi gente que precisava sorrir, sorrindo. E vi gente que precisava chorar, chorando.

Tudo isso em um ano. E a pergunta persiste: valeu a pena ou o desperdicei?

É o tipo de pergunta que não tem resposta. Só me resta a consciência tranquila de que tentei o melhor que pude ser um bom homem, ser um ótimo marido, um filho amoroso, um irmão dedicado, um trabalhador disposto e um amigo sempre presente. Minhas limitações me impediram de ser tudo isso com perfeição, mas eu sei que tentei. E tentarei sempre. Provavelmente morrerei tentando.

Mas o melhor de tudo mesmo, mesmo mesmo, eu só consigo expressar através de uma letra do saudoso Sérgio Pimenta que não me sai da cabeça:

"De tudo quanto já conheço e já experimentei
De tudo quanto reconheço que passei
De tudo quanto já ouvi e até guardei
De tudo quanto já senti e até sonhei

Não me recordo de alegria tão maior
Nem de um amigo que me seja bem melhor
Nem de conselho tão sábio, nem de amor tão imenso
Que tenho em Jesus!"


Sem Ele, sem dúvida, eu não estaria mais aqui.

5 comentários:

marcelo disse...

parabens alessandro
que Deus continue te abençoando e te fortalecendo a cada dia, pois tenho certeza que vc tem sido benção na vida de mtas pessoas que vc tem perto de vc, mas tb de mta gente que vc nem conhece, através desse blog
parabens de novo, e que Deus de mtos anos de vida a vc e a seu blog

Mauricio Silva disse...

Meu amigo, fico feliz por você ter completado mais um ano de uma vida cheia de parceira, amizades, sinceridade e inúmeros adjetivos que me faltariam linhas para descrevê-los.Tenho acompanhado seu blog e tenho certeza que é mais uma vitória no seu caminho.
Pingo, muita saúde, paz e sucesso camarada.
Precisamos arrumar um tempo pra fazer um som...rsss
Um beijo no seu coração.

Maurício

Alessandro disse...

Marcelão e Maurício,

Muito obrigado pelas palavras amigas. Elas fazem a vida valer a pena.

E sim, Melhorzão! Vamos achar um tempo pra fazer um som!

Abração pra vocês!

Gabriel Ramos disse...

grande Alessandro, parabéns cara...que Deus continue te abençoando nos mts anos que virão...

Essa sensação nostálgica e de auto-crítica sempre ocorre comigo. Nada mais natural a grandes pensadores, rsrsrsrsrs....

Um abraço!

Alessandro disse...

Valeu, grande Gabriel!

Que Deus continue te abençoando e te dê muito sucesso em tudo que você faz!