Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

domingo, 26 de julho de 2009

Como construir uma escala maior


ATENÇÃO: Teoria musical à frente! Para quem não é músico, continuar a ler pode ser prejudicial ao ânimo!

Tenho falado muito sobre escalas. Sabem por quê? Porque elas são a base de tudo na música e conhecê-las faz a diferença entre um músico bom e um músico medíocre.

Vamos aprender a construir uma escala maior. Tomemos como base a escala de Dó Maior (sempre ela...) por ser a escala natural, sem acidentes, com a qual todos estão acostumados:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó

A cada nota dessa escala damos o nome de grau. Existe algo de especial no relacionamento entre essas notas ou graus. Vejam: há um tom entre cada nota, exceto entre Mi e Fá e entre Si e Dó. Entre essas notas existe apenas meio tom. Sabiam dessa? Ninguém inventou isso. Naturalmente existe um tom entre cada nota, menos entre Mi e Fá e Si e Dó, onde há meio tom. Então isso fica assim:


É exatamente por isso que no piano não há teclas pretas entre Mi e Fá e Si e Dó. As teclas pretas servem para dividir um tom ao meio, o que não dá pré fazer entre Mi e Fá por exemplo porque a distância entre as duas já é de meio tom.

Equivale então dizer que o modelo de uma escala maior é esse:


Ou seja, toda escala maior vai ter meio tom entre o 3o. e o 4o. e entre o 7o. e o 8o. grau. Entre os outros graus a distância sempre será de 1 tom.

Ainda comigo? Amigos, vocês não têm idéia do quanto isso é importante. Por exemplo, todos os acordes que você toca tem pelo menos uma escala associada a ele e conhecê-la define quais as notas que você pode ou não acrescentar a aquele acorde. Mas isso é papo para outra aula.

Voltando, vamos então construir outra escala maior. Alguma sugestão? :)

Ok, vamos por exemplo fazer a escala de Sol maior. Primeiro escrevemos todas as notas da escala assim:

Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol

Agora, conferimos a distância entre cada grau da escala conforme o modelo mostrado acima. Então vamos lá: há um tom entre o 1o. e o 2o. grau, ou seja, entre Sol e Lá? Sim!!!! Isso se encaixa no modelo. Então deixamos como está:

Sol Lá

E entre o 2o. e 3o.? Sim!!! Então não mexemos em nada:

Sol Lá Si

Conforme modelo, do 3o. para o 4o. grau é preciso ter meio tom. E temos? Sim!!!! (esse “sim” são vocês respondendo, ok?). Sabemos que naturalmente entre Si e Dó, que, no caso, são o 3o. e 4o. grau da escala em questão, existe meio tom. Então também essa parte da escala já está certa. Até agora temos:

Sol Lá Si Dó

Partimos agora do 4o. para o 5o. (Dó Ré) onde deveríamos ter 1 tom (segundo e modelo). E temos! Também temos 1 tom entre o 5o. e 6o. grau (Ré Mi) e tudo isso, até aqui, se enquadra no nosso modelo. Até agora, tudo certo:

Sol Lá Si Dó Ré Mi

Mas aqui é que vem o problema: entre o 6o. e o 7o. grau deveríamos ter 1 tom, para que a escala continuasse se enquadrando no modelo, mas não é isso que acontece. Isso porque entre Mi e Fá, que são o 6o. e o 7o. grau dessa escala não tem 1 tom de distância entre si, mas sim meio tom conforme dito acima. O que fazer?

Cabe a nós acertarmos a escala de modo que ela se enquadre no modelo. Para isso, temos os famosos Bemóis e os Sustenidos. O Bemol “puxa” a nota meio tom pra trás e o Sustenido “empurra” a nota meio tom pra frente.

Assim, para resolver nossos problemas, vamos dar um “empurrãozinho” de meio tom no Fá colocando nele um Sustenido. Vai ficar assim agora:

Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá#

Com isso, passamos a ter 1 tom entre o 6o. e o 7o. grau da escala conforme queríamos: meio tom que já existe naturalmente entre Mi e Fá e mais meio tom que colocamos (entre Fá e Fá#).

E sabe o que é mais legal? Acabamos por ter o meio tom que deveríamos ter entre o 7o. e o 8o. grau, por que o 7o. e o 8o. grau dessa escala automaticamente passou a ser Fá# e Sol. A escala completa fica assim:

Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá# Sol

Beleza?

Importante: Sempre que vamos acertar a escala, fazemos na nota da frente e não na de trás, caso contrário, bagunçamos a escala toda. No nosso exemplo, poderíamos ter colocado um Bemol no Mi para obtermos o 1 tom de distância, tipo assim: Mib e Fá, mas teríamos esculhambado a escala para trás. Por isso, se o problema era entre Mi e Fá, mexemos sempre na nota da frente que, no caso, era Fá, ok?

Antes de passar o resto do trabalho para vocês, vou dar mais um exemplo construindo a escala de Lá maior. Primeiro escrevemos as notas:

Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá

Agora, seguindo o modelo com atenção, acertamos a escala. Vai ficar assim:

Lá Si Dó# Ré Mi Fá# Sol# Lá

Analise os acertos que eu fiz e veja se não ficou certinho. Mais um exemplo agora, da escala de Ré Bemol. Primeiro, escrevemos as notas:

Réb Mi Fá Sol Lá Si Dó Réb

Notaram que, como queremos a escala de Ré bemol, ela tem que começar e terminar com essa nota? Então, vamos aos acertos:

Réb Mib Fá Solb Láb Sib Dó Réb

Agora é com vocês. Construam as outras escalas e tirem as dúvidas à vontade. O espaço é de vocês! Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário: