Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

domingo, 4 de outubro de 2009

Mais um truque para a Rearmonização

Como já estudado aqui, cada tom possui seu conjunto de acordes. Os dois acordes mais importantes de um tom são o II e o V que levam ao I, que é o acorde principal do tom. Essa é a famosa seqüencia II – V – I.

Um dos truques interessantes para se rearmonizar uma canção é utilizar seqüencias II – V antes dos acordes que já estão na música. Na última “aula”, falamos sobre substituição de acordes com a mesma função harmônica. Isso, aliado a seqüencias II – V – I pode dar um “up” na sua música.

Vamos pegar como exemplo a música “Parabéns pra você” que, com certeza, todo mundo conhece. Tocaremos aqui no tom de Mi Maior. Harmonizada de forma simples, seria isso:



Rearmonizando com os métodos mencionados acima, poderia ficar assim:



Vamos entender o que eu fiz. Vamos relembrar os acordes do tom de Mi Maior e suas funções harmônicas:

E (I), G#m (III), C#m (VI) = Tônico

F#m (II), A (IV) = Subdominante

B (V), D#m(5b) (VII) = Dominante

Entre o primeiro E e o B, coloquei um C#m que tem a mesma função harmônica do E (função Tônica). Sendo assim, em termos de harmonia nada mudou.

Entre B e E, usamos um F#m e B que é o II – V do E.

Continuando, antes do A, usamos Bm e E que são II – V do A (sim, II – V no tom de Lá Maior). E, para finalizar, F#m e B que são II – V do E.

O pulo do gato aqui foi ter usado o II – V de Lá para chegar ao acorde A. Na verdade, você pode usar o II – V de qualquer acorde da música para chegar nele, enchendo a música de acordes. Só tome cuidado para não ficar muito poluído.

Sei que teoria pode parecer meio chata, a princípio. Mas, acreditem, é o conhecimento dela que vai diferenciar entre um músico limitado e um músico livre. Sim, porque o conhecimento harmônico te liberta para fazer coisas que, geralmente, você não faria só com seu ouvido.

Tentei fazer um vídeo de mim mesmo tocando essa música das duas maneiras mas minha câmera está com problemas. Ainda vou tentar fazer o vídeo e, se tudo der certo, posto ele depois.

Que Deus abençoe a todos e bons estudos!

8 comentários:

Patrick Moreira disse...

Realmente, tenho deixado a.C. Revolution bem abandonado ultimamente...
Muito obrigado pela consideração, mas, infelizmente, algumas prioridades têm tomado o lugar do tempo que eu dedicava ao blog...
=/
Abraço!
Deus o abençõe!
T+!

marcelo disse...

esse é o tipo de informação que não se encontra em qualquer lugar...
excelente!!
Deus te abençoe

Pati G. disse...

Uma pena mesmo que a câmera pifou mas vamos tentar com a nova... ainda não desisti... =0)
Que bom que voltou meu amor...

rogerio_carneiro disse...

muito bom cara ...Deus te abençoe sobremaneiramente.

'''''pAuliNho''''' disse...

cara vc nao tem ideia do quanto essas dicas tem me acrescentadoooo, valeuuuu. Sera que vc poderia fala um poko sobre os modos gregos.... DEus abençoe

Alessandro disse...

Paulinho,

Pretendo falar sim dos modos gregos.

Grande abraço!

Ciccerus disse...

Amigo , se te serve de motivação gostaria de lhe dizer que seu blog é uma ajuda e neste mundo da música muitas vezes as coisas são colocadas de uma forma muito difícil , quase inacessíveis.
Aproveito para agradecer !

Alessandro disse...

Muito obrigado por suas palavras, Cícero.

Espero poder me organizar melhor para continuar a compartilhar o conhecimento.

Um abraço e que Deus lhe abençoe!