Seja bem vindo! O Pinguim é o seu anfitrião!

Aqui você encontra aulas de música, crônicas do dia a dia e a tira Mondo Penguim. Utilize a seção "Marcadores" ao lado para ir direto ao que lhe interessa.

E fique à vontade! A casa é sua!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Um homem e um sonho

O site www.hearandplay.com foi fundado por Jermaine Griggs quando ele resolveu acreditar no seu sonho. Jermaine creditava ser possível criar um site que pudesse mudar a vida de milhares de músicos pelo mundo através de livros, DVD´s, softwares e cursos. E foi com apenas 70 dólares no bolso que ele começou sua jornada comprando o nome HearandPlay.com.



Deus abençoou seu esforço e hoje o site conta mais 2 milhões de estudantes. Existem várias lições gratuitas no site, bastando se cadastrar para começar a estudar. E dá para aprender muita coisa nova pois as lições gratuitas são muito bem feitas.

O site, no entanto, está todo em inglês. Conversei com Mr. Griggs através de email e contei a ele o quanto nós brasileiros somos interessados e aprender mais, principalmente na área da Gospel Music. Contei também a ele sobre a idéia do blog. Jermaine me encorajou e me autorizou legendar os vídeos que ele disponibiliza no site e no Youtube.

Como eu não tenho lá essa experiência toda em legendar, comecei escolhendo um vídeo dele bem pequeno. Nele, Jermaine ensina a tocar “Noite Feliz”.

O que tem de interessante para nós nesse vídeo? O uso de nonas nos acordes e o jeito de tocar essas nonas. Jermaine mostra isso no vídeo quando toca um Lá bemol. A nona dá um sentimento e um sabor único quando tocada do jeito que ele mostra. Faz a música soar mais gospel e a maioria dos pianistas do gospel americano toca desse jeito.

Além disso, notem que ele toca a música no tom Lá Bemol. Os americanos gostam de tocar nos tons que não estamos acostumados nas igrejas aqui do Brasil, ou seja, eles adoram tons bemóis. E dá-lhe sofrimento para nós.

O jeito é deixar a preguiça de lado e acostumar a tocar em outros tons. Isso nos ajuda a crescer como músicos, tornando-nos mais completos.

Se alguém tiver alguma dúvida sobre o vídeo, é só perguntar nos comentários que eu responderei a todos. O objetivo do PinguimGospel é que o conhecimento seja sempre compartilhado com todos.

Ninguém precisa ficar “boiando” durante as “aulas”...


2 comentários:

Unknown disse...

Olá Alessando, sou o big lá da comunidade.

esse video é muito bom, gostei muito.

continua postanto mais videos.

valeu muito obrigado.

fica na Paz do Senhor.

Alessandro disse...

Valeu, Big!

Mais vídeos virão, com certeza!